Inscreva-se

Desempenho clínico





Saúde da Família: qualidade e melhoria dos indicadores de saúde

A Saúde da Família representa um grande avanço no atendimento básico no Brasil. Com um foco no acompanhamento constante dos pacientes, desde a prevenção de doenças até o tratamento delas, o médico passou a conhecer melhor a sua clientela. Passou a viver mais o dia a dia da população e da comunidade que ele atente. Assim, seu papel passou a ser muito mais ativo na melhoria dos indicadores de saúde.

Com a implementação da estratégia do médico de família, o primeiro efeito causado foi um aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido. Mas não foi o único.

Segundo estudos acadêmicos em curso, no período de 1992 a 2002, as áreas onde o programa foi implementado apresentaram indicadores animadores, como a redução da mortalidade infantil.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a Universidade de São Paulo e a Universidade de Nova York, a cada 10% de aumento de cobertura do Saúde da Família o índice de mortalidade infantil cai em 4,6%.

Estes são apenas alguns indicadores. São números para serem comemorados e que demonstram a qualidade do serviço prestado. O resultado pode ser ainda melhor, com mais profissionais se juntando ao programa.

Seja você também um Médico de Família. Inscreva-se!